Ensaios entre educação e engenharia
Ensaios entre educação e engenharia
Uma perspectiva ética e tecnológica
Ao mesmo tempo em que apresento a obra ENSAIOS ENTRE EDUCAÇÃO E ENGENHARIA: UMA PERSPECTIVA ÉTICA E TECNOLÓGICA registro o esforço acadêmico e os frutos das leituras desenvolvidas a partir das aulas ministradas nos anos de 2019 e 2020, um pouco antes de iniciar a pandemia da Covid-19. Nessa época, eu lecionava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus de Londrina, como enquanto professor substituto das disciplinas de humanidades para os cursos das engenharias (ambiental, mecânica, produção, materiais e química) e licenciatura em química. Na oportunidade, propus aos estudantes algumas leituras sobre o papel das tecnologias no âmbito das engenharias e de como poderíamos desenvolver tais reflexões no campo da filosofia ética e da ciência em diálogo, de acordo com as especificidades de cada curso.
O produto de tais leituras consistia na entrega de um texto original e contextualizado, ao final de cada disciplina, contendo os problemas hodiernos relacionados com o exercício da engenharia perante a sociedade brasileira. Os temas poderiam ser escolhidos a partir das ementas e elaborados de acordo com cada curso. Como as turmas eram muito heterogêneas, possuíam “várias engenharias” reunidas, por isso, estabeleceu-se a livre a associação de temas e turmas, desde que ao final das pesquisas cada aluno entregasse um artigo e o apresentasse no último dia de aula, sendo requisito para a aprovação. As disciplinas eram: Filosofia Geral; Fundamentos da Ética; Ética, profissão e cidadania; Tecnologia e fatores humanos e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. Durante as aulas foram debatidos textos de Hannah Arendt (A condição Humana), David Harvey (Condição Pós-moderna), Nietzsche (Sobre a verdade e mentira), Hans Jonas (O princípio responsabilidade); Jelson Oliveira (Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia), dentre outros, como poderemos constatar nas referências de cada capítulo dessa obra.
O intuito consistia em quebrar o padrão das aulas técnicas em que os estudantes já experimentavam nas outras disciplinas, de modo a proporcionar durante as nossas aulas momentos mais leves de debates e reflexões sobre problemas concretos da sociedade, recorrendo a possíveis soluções a partir dos parâmetros da ética. Um ano após o término das disciplinas, criamos um grupo no aplicativo Classroom e propomos uma releitura dos textos, para então publicá-los como capítulos de um livro.
Essa obra, fruto de muitas mãos é um convite para renovarmos nossas esperanças na educação. Em tempos de ataques à universidade pública, desvalorização dos professores, cortes de bolsas para estudantes etc. Nós estamos aqui, juntos, de mãos dadas apresentando uma obra, uma reflexão que nasce em sala de aula e se torna um livro. Se há muitas maneiras de ensinar, essa é uma que ficará marcada em cada protagonista dessa obra, trocamos conhecimentos, ensinamos e aprendemos juntos nesse processo. Por isso agradeço desde já a colaboração de cada autor e de cada autora e convido o(a) leitor(a) a se aventurar nestes instigantes Ensaios entre Educação e Engenharia: uma perspectiva ética e tecnológica.
Votos de boa leitura!
Tiago Eurico de Lacerda
Universidade Estadual de Londrina
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
VAMOS PUBLICAR SUA OBRA JUNTOS?
ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós e vamos conversar!
Ligue para nós
(44) 3367-8483
CONTATO@VOXLITTERA.COM.BR
(44) 9.8809-1333