Reflexões sobre uma nova hermenêutica constitucional

Reflexões sobre uma nova hermenêutica constitucional

Leis, Valores e Sociedade

 

 

ORGANIZADORES:

Profª. Doutoranda Patrícia Gasparro Sevilha Greco – UEL

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6245626420021642

 

Prof. Dr. André Del Grossi Assumpção – UMSA

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9762199967257230

 

Sinopse:

A sociedade vem sofrendo modificações em suas relações intersubjetivas em velocidades jamais vistas na história da humanidade. Neste cenário, deve-se considerar o intercâmbio entre diferentes culturas, com os mais variados níveis de desenvolvimentos econômicos e tecnológicos, somados às plataformas digitais de comunicação e, ainda, às mudanças paradigmáticas no fluxo informacional.

O ethos exigido tanto na condução das coisas públicas pelo Estado, quanto na vida cívica do cidadão é, diuturnamente, testado com variantes axiológicas crescentes e que, a um só tempo, podem ser o instrumento de pacificação necessária aos conflitos derivados da convivência social, como, ainda, podem ser objeto destas mesmas pretensões resistidas.

A fórmula para se conseguir manejar toda sorte de situações oriundas desta dinâmica acelerada não mais se repousa na mera subsunção das normas aos fatos, demandando-se, em verdade, ao Direito, uma hermenêutica mais complexa, rica em soluções que possam se dar em tempo mínimo.

É neste sentido que se busca um novo olhar que resista a um positivismo frio e, ainda, a um relativismo perigoso e subjetivista, o qual pode seduzir um olhar incauto e virar um cheque em branco para autoritarismos. A dosagem reside na virtude aristotélica do meio termo, fugindo-se de fórmulas prontas, as quais serão obsoletas em questão de pouco tempo, como, ainda, reside no afastamento de radicalismos que ignorem as mutações na sociedade.

A hermenêutica, deste modo, apresenta-se como o meio necessário para trazer as soluções demandadas, carreando nesta busca resolutiva a ponderação de valores, a noção de justiça, a obediência à democracia e à lei (sobretudo à Constituição) e a busca ao bem comum.

Com base em pensadores como Schleiermacher, Ausubel, Gadamer, dentre outros, podemos ver a hermenêutica jurídica como a busca de um significado normativo que desvele uma universalidade e, portanto, a verdade, o bom e o justo. A lei, sob a égide hermenêutica, não é mais um comando fechado em si, mas pertencente a um sistema que envolve, ainda, valores, princípios e tem objetivos claros a serem atingidos e que, nem sempre, resultam de sua aplicação imediata, mas dos desdobramentos que dela possam advir.

A presente obra propõe aos seus autores uma releitura de temas que demandem um olhar hermenêutico que integre este cabedal de variantes altamente mutáveis, dado o aumento da complexidade das relações humanas.

Assim, o tônus da obra é o de chamar a atenção para as causas do tratamento normativo, ou seja, porque certo tema tem relevância a ponto de ser regrado pela lei, e de como sua resolução demanda, consequentemente, um processo integrativo dos atos e fatos jurídicos aos valores constitucionais que orientarão a interpretação universalista desta mesma norma.

O fenômeno de mutação constitucional, por exemplo, é um exemplo vívido de como uma mesma previsão legal pode ter sua aplicação variada conforme a hermenêutica que se lança sobre ele, com a lente axiológica de seu tempo e espaço. Não é por menos que normas-princípio são extraídas do texto constitucional sem que haja menção expressa sobre elas.

É deste exercício hermenêutico que todos os ramos do Direito, irradiados a partir da Carta Magna, recebem a carga interpretativa mais apta a resolver os problemas no seio social, buscando-se, desta maneira, a almejada justiça.

 

Diamond Road Open Access
Open Access | Livre na internet | Creative Commons

 

OPEN ACCESS, ou acesso aberto, é um conjunto de princípios e uma série de práticas através das quais as saídas de pesquisa são distribuídas online, sem taxas de acesso ou outras barreiras.

Com acesso aberto estritamente definido, ou acesso aberto livre, as barreiras à cópia ou reutilização também são reduzidas ou removidas aplicando uma licença aberta para direitos autorais.‎

 

 

CREATIVE COMMONS é um tipo de licença de atribuição em que os autores podem especificar que seu trabalho seja usado de uma determinada maneira.

Em geral, conteúdo do tipo CC não exige que você solicite permissão antecipada ou pague qualquer tipo de taxa de licenciamento ao autor.

Entretanto, obras em Creative Commons ainda estão protegidas por direitos autorais.

O que difere sua aplicação, nesses itens, é que os criadores optaram por ampliar sua disponibilidade para uso.

Mesmo sob o regime, criadores tem total poder de decidir como seus trabalhos serão reutilizados ou revisitados de acordo com seu desejo.

Dentro do nosso portfólio, temos diversos tipos de obras:

– Obras abertas, Open Access e com licenças Creative Commons;

– Obras fechadas com indicação para compra dos leitores;

– Revistas periódicas de publicação recorrente, que são de livre consulta e registradas.

Ao mesmo tempo que protegemos ferozmente a propriedade intelectual de nossos autores e defendemos a liberdade de expressão, garantimos que suas vozes levem além da página e entrem nas dobras das comunidades e sociedades em todo o mundo.‎

Veja por capítulos

CONHEÇA NOSSAS PUBLICAÇÕES!

NOVAS OBRAS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

VAMOS PUBLICAR SUA OBRA JUNTOS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós e vamos conversar!

Ligue para nós

(44) 3367-8483

E-Mail

CONTATO@VOXLITTERA.COM.BR

WHATSAPP

(44) 9.8809-1333

redes sociais

FUNCIONAMENTO

  • Segunda-feira 08:00 - 18:00
  • Terça-feira 08:00 - 18:00
  • Quarta-feira 08:00 - 18:00
  • Quinta-feira 08:00 - 18:00
  • Sexta-feira 08:00 - 18:00
  • Sábado 08:00 - 14:00
  • Domingo Fechado

QUE TAL PUBLICAR SEU LIVRO?

Venha conhecer nosso atendimento personalizado e nossas vantagens!