Formação Docente Digital

formacao-docente-digital

Formação Docente Digital: Novas Possibilidades de Ensinar e Aprender no Ensino Remoto

 

ORGANIZADORES

Alessandra Dutra
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6750951618583167

Raul Greco
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8447571087123317

Givan José Ferreira dos Santos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8879315784200835

Sinopse:

Com as inovações tecnológicas presentes em diversos setores da sociedade, muita coisa mudou na vida das pessoas. Nos dias atuais, compra-se por meio de aparatos tecnológicos, estuda-se por ensino remoto, diverte-se em meio à navegação na internet, pratica-se a religiosidade de forma on-line e, com o surgimento desta impactante doença denominada Covid-19, até mesmo, trata-se da saúde usando a tecnologia.

Na esfera educacional, a situação não poderia ser diferente. Desde o ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, professores e alunos tiveram de se adaptar à nova realidade de estudos de forma remota. No mesmo momento, surgiu o curso Formação Docente Digital, o qual se caracterizou como um momento de construção de novos conhecimentos sobre o uso de tecnologias educacionais e troca de experiências. Sem esta pretensão, a formação aconteceu em momento muito propício, onde professores precisavam reinventar para trabalhar os conteúdos de sua disciplina de modo interativo, envolvente e eficaz.

Muitas foram as inscrições para participar da formação e muitos foram os aprendizados. Desse aprendizado surgiu a possibilidade de registrar algumas propostas desenvolvidas e aplicadas ao longo do curso. Professores que enfrentaram, muitas vezes, os desafios da tecnologia ao preparar as suas aulas, também foram proativos para registar suas experiências na produção de capítulo para compor esta obra. O livro Formação Docente Digital conta com 08 capítulos que registram a elaboração, aplicação e análise dos resultados da aplicação de recursos tecnológicos voltados ao contexto escolar.

Em nosso 1.º capítulo – Formação docente digital: Uma proposta para a criação de novas possibilidades de ensinar e aprender, feito pelos organizadores Alessandra Dutra e Raul Greco Junior – mostra desde a concepção do curso baseado na necessidade do ensino continuado e a vastidão das ferramentas tecnológicas disponíveis aos docentes até os resultados efetivos obtidos durante e após a sua conclusão. O artigo mostra, detalhadamente, tudo que foi evidenciado e como foi fundamentado para que a formação obtivesse sucesso.

O 2.º capítulo – Ferramenta Tecnológica Digital: o uso do kahoot! no ensino de Geografia, de Aline Ana do Nascimento – propõe, por meio de teste de conhecimento,  a compreensão da dinâmica interna da Terra e suas consequências (terremotos, maremotos, vulcanismo, entre outros); desperta  a curiosidade do aluno sobre as diferentes formas de relevo terrestre e seus agentes internos e externos; compreende como os seres humanos se apropriam e organizam o espaço geográfico; reflete sobre o espaço geográfico como o produto das relações reais que a sociedade estabelece entre si e a natureza (agricultura, comércio e indústria), dentre outros objetivos.

O 3.º capítulo – O ensino da matemática e do Inglês por meio do e-book: novas possibilidades no ensino híbrido – de Christine Misael Vedovatte e Fernanda Luiza Lima – buscou trabalhar com os alunos o número “pi” (π); calcular o comprimento e o perímetro de uma circunferência; razão entre o diâmetro e o comprimento da circunferência; resolver situação problema que envolvia o número “pi” (π). A disciplina de Inglês contribuiu para explorar o vocabulário utilizado no material apresentado, inclusive o próprio nome da ferramenta (que é escrito em inglês), resultando num ensaio de trabalho colaborativo e interdisciplinar.

O 4.º capítulo – O ensino de conteúdos da disciplina de Sociologia por meio do kahoot, de Fabiana Miyuki Yamamoto – buscou, por meio de teste de conhecimento revisar os conteúdos do Programa Aula Paraná: Revolução Francesa, A transição da vida rural para urbana e conceitos de Durkheim.

O 5.º capítulo – Plataformas digitais e o ensino de literatura: Book Creator na releitura de clássicos, de Carla Maria do Carmo Ravaneda de Antonio e Raul Greco Junior, utilizou a ferramenta para criação de livros digitais – Book Creator – para criar releituras de clássicos da literatura, bem como estimular o gosto e o hábito pela leitura para com os estudantes. 

O 6.º capítulo – Ensino de Geografia com uso da plataforma Google Classroom, de Wilson A. Paschoal – propõe o ensino de conteúdos da disciplina de Geografia por meio deste recurso.

O 7.º capítulo – Uso da plataforma Google Classroom na produção de texto dissertativo-argumentativo por alunos do Ensino Médio, de Aline Mendonça – buscar trabalhar a produção textual dissertativa-argumentativa com alunos do Ensino Médio.

O 8.º capítulo – Formação docente digital da UTFPR-Londrina: uma experiência tecnológica com alunos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Ibiporã-PR, de Jackeline dos Santos Bataglia e Raul Greco Junior – relata a experiência da aplicação dos conteúdos aprendidos durante a Formação Docente Digital: Canva, Flipgrid, Book Creator, Educaplay, Criação de App e de jogos com alunos do 2ºano das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Ibiporã-PR.

O 9.º capítulo – Uso do Book Creator na aprendizagem da língua materna de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, de Jackeline dos Santos Bataglia e Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira – propõe relatar resultados da aplicação da ferramenta para criação de e-books – Book Creator – para o trabalho com os gêneros do discurso, poema, história em quadrinho (HQ) e conto de fadas, com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Acreditamos que o conteúdo deste livro irá despertar nos docentes e simpatizantes do uso de tecnologia educacional um sentimento de satisfação por tentar levar oportunidades de conhecimento a todos de modo interativo, envolvente e despertando a participação mais efetiva dos alunos e professores.

 

Alessandra Dutra
Raul Greco Junior
Givan José Ferreira dos Santos 

Diamond Road Open Access
Open Access | Livre na internet | Creative Commons

 

OPEN ACCESS, ou acesso aberto, é um conjunto de princípios e uma série de práticas através das quais as saídas de pesquisa são distribuídas online, sem taxas de acesso ou outras barreiras.

Com acesso aberto estritamente definido, ou acesso aberto livre, as barreiras à cópia ou reutilização também são reduzidas ou removidas aplicando uma licença aberta para direitos autorais.‎

 

 

CREATIVE COMMONS é um tipo de licença de atribuição em que os autores podem especificar que seu trabalho seja usado de uma determinada maneira.

Em geral, conteúdo do tipo CC não exige que você solicite permissão antecipada ou pague qualquer tipo de taxa de licenciamento ao autor.

Entretanto, obras em Creative Commons ainda estão protegidas por direitos autorais.

O que difere sua aplicação, nesses itens, é que os criadores optaram por ampliar sua disponibilidade para uso.

Mesmo sob o regime, criadores tem total poder de decidir como seus trabalhos serão reutilizados ou revisitados de acordo com seu desejo.

Dentro do nosso portfólio, temos diversos tipos de obras:

– Obras abertas, Open Access e com licenças Creative Commons;

– Obras fechadas com indicação para compra dos leitores;

– Revistas periódicas de publicação recorrente, que são de livre consulta e registradas.

Ao mesmo tempo que protegemos ferozmente a propriedade intelectual de nossos autores e defendemos a liberdade de expressão, garantimos que suas vozes levem além da página e entrem nas dobras das comunidades e sociedades em todo o mundo.‎

CONHEÇA NOSSAS PUBLICAÇÕES!

NOVAS OBRAS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

VAMOS PUBLICAR SUA OBRA JUNTOS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós e vamos conversar!

Ligue para nós

(44) 3367-8483

E-Mail

CONTATO@VOXLITTERA.COM.BR

WHATSAPP

(44) 9.8809-1333

redes sociais

FUNCIONAMENTO

  • Segunda-feira 08:00 - 18:00
  • Terça-feira 08:00 - 18:00
  • Quarta-feira 08:00 - 18:00
  • Quinta-feira 08:00 - 18:00
  • Sexta-feira 08:00 - 18:00
  • Sábado 08:00 - 14:00
  • Domingo Fechado

QUE TAL PUBLICAR SEU LIVRO?

Venha conhecer nosso atendimento personalizado e nossas vantagens!