As vulnerabilidades por intermédio da arte

as-vulnerabilidades-por-intermedio-da-arte

As vulnerabilidades por intermédio da arte

Uma visão interdisciplinar do Direito

 

A obra publicada pela Vox Littera, que o leitor tem nas mãos, intitulada As vulnerabilidades por intermédio da arte. Uma visão interdisciplinar do direito, é fruto da organização dos professores André Martini, Renato Bernardi, Sandra Gonçalves Daldegan França, professores, que tiveram a extraordinária ideia de fundir uma questão tão original como Direito e Arte.

Da mesma forma, é importante destacar que dentre o rol de disciplinas ministradas no Mestrado em Ciências Jurídicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná, há uma disciplina cujo título coincide exatamente com o trabalho e que é ministrado pelo professor Renato Bernardi, Ilustre jurista e amigo que tive a oportunidade de conhecer enquanto desenvolvia estudos de pós-doutorado em direito público no Centro de Estudos de Segurança da Universidade de Santiago de Compostela.

A relação entre direito e arte é muito próxima; Estamos diante de dois campos muito próximos da atividade humana. Ao longo da história, a visão de mundo nos foi apresentada por meio da arte, e é que, além disso, a lei é a encarregada de regular o comportamento das pessoas, que, por si só, por meio da justiça, nos é apresentada como uma beleza natural.

Vimos que, através da arte, por exemplo, em muitas pinturas os artistas deixaram vestígios da história, tornando-se testemunho de muitas injustiças e aberrações cometidas no passado. Foi feito também através de obras literárias, música, cinema, etc., pelo que é perfeitamente possível falar de uma relação muito próxima entre ambos os sectores.

Hoje em dia, nas salas de aula, este binómio também está a ser promovido, pois faz parte de novas metodologias em que se opta por explicar o direito recorrendo à arte em sentido lato. Ocorre-me, por exemplo, a explicação de determinados fenômenos jurídicos através da visualização de filmes, curtas-metragens, etc., que pode ser um grande atrativo para os alunos e que se afasta do modelo tradicional de ministrar aulas a que estávamos acostumados .

Nesse caso, a obra responde perfeitamente a essa relação entre Direito e Arte e nela são coletadas importantes contribuições, muito variadas entre si, que deixam claro em seus vinte e um capítulos em que se mostra a relação existente entre o direito. diferentes “belas artes” como, neste caso específico, literatura, música, cinema e pintura. Não podemos esquecer que tanto o Direito quanto a Arte, em geral, servem para “ordenar” e enriquecer o mundo, pois nos mostram o passado e nos fazem avançar para o futuro, o que também é muito interessante.

Desde a antiguidade até os dias de hoje, essa união entre Direito e Arte tem sido endossada. Cícero ou San Isidoro, entre outros, em algumas de suas obras se referem à etimologia da Lei na lenda; até Platão e Aristóteles se referiam à verdade e à beleza, e hoje essa comparação pode ser aplicada à beleza da lei por meio da justiça.

Portanto, para todos aqueles que desejam entrar no mundo do belo e também do jurídico, encorajo-vos a ler esta obra com calma, onde poderão observar a relação entre direito e literatura nos capítulos dois, nove, dez e doze. ; a relação entre direito e música no quarto capítulo; a articulação entre direito e cinema nos capítulos três, cinco, sete, onze e de treze a vinte e um; a relação entre direito e pintura no capítulo oito, com uma homenagem ao pintor espanhol Francisco de Goya, e também um pouco de miscelânea artístico-jurídica nos capítulos um e seis.

Concluo, mas não antes de parabenizar cada um dos autores que participaram deste trabalho coletivo que, sem dúvida, marcará um antes e um depois na forma de conceber e estudar o direito inspirado nas diferentes artes. Meus mais sinceros parabéns e desejo a todos os leitores uma boa leitura. Aproveito e trago uma frase de Liniers que acho que se aplica neste caso: “Quando você termina um bom livro, não acabou. Ele se esconde dentro de você.”

 

Ruben Miranda Gonçalves

Professor Doutor em Filosofia do Direito

Universidade de Las Palmas de Gran Canaria

Diamond Road Open Access
Open Access | Livre na internet | Creative Commons

 

OPEN ACCESS, ou acesso aberto, é um conjunto de princípios e uma série de práticas através das quais as saídas de pesquisa são distribuídas online, sem taxas de acesso ou outras barreiras.

Com acesso aberto estritamente definido, ou acesso aberto livre, as barreiras à cópia ou reutilização também são reduzidas ou removidas aplicando uma licença aberta para direitos autorais.‎

 

 

CREATIVE COMMONS é um tipo de licença de atribuição em que os autores podem especificar que seu trabalho seja usado de uma determinada maneira.

Em geral, conteúdo do tipo CC não exige que você solicite permissão antecipada ou pague qualquer tipo de taxa de licenciamento ao autor.

Entretanto, obras em Creative Commons ainda estão protegidas por direitos autorais.

O que difere sua aplicação, nesses itens, é que os criadores optaram por ampliar sua disponibilidade para uso.

Mesmo sob o regime, criadores tem total poder de decidir como seus trabalhos serão reutilizados ou revisitados de acordo com seu desejo.

Dentro do nosso portfólio, temos diversos tipos de obras:

– Obras abertas, Open Access e com licenças Creative Commons;

– Obras fechadas com indicação para compra dos leitores;

– Revistas periódicas de publicação recorrente, que são de livre consulta e registradas.

Ao mesmo tempo que protegemos ferozmente a propriedade intelectual de nossos autores e defendemos a liberdade de expressão, garantimos que suas vozes levem além da página e entrem nas dobras das comunidades e sociedades em todo o mundo.‎

Veja por capítulos

CONHEÇA NOSSAS PUBLICAÇÕES!

NOVAS OBRAS

Sobre o Contemporâneo
Direito e Tecnologia
Olhares da Incerteza
formacao-docente-digital
Ensaios entre educação e engenharia
Language Teaching in the Remote Perspective
As vulnerabilidades por intermédio da arte
Análises constitucionais da contemporaneidade
Letramento e Ensino
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

VAMOS PUBLICAR SUA OBRA JUNTOS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós e vamos conversar!

Ligue para nós

(44) 3367-8483

E-Mail

CONTATO@VOXLITTERA.COM.BR

WHATSAPP

(44) 9.8809-1333

redes sociais

FUNCIONAMENTO

  • Segunda-feira 08:00 - 18:00
  • Terça-feira 08:00 - 18:00
  • Quarta-feira 08:00 - 18:00
  • Quinta-feira 08:00 - 18:00
  • Sexta-feira 08:00 - 18:00
  • Sábado 08:00 - 14:00
  • Domingo Fechado

QUE TAL PUBLICAR SEU LIVRO?

Venha conhecer nosso atendimento personalizado e nossas vantagens!